Os estudantes Emanoel Lourenço, Maria do Amparo e Marilene Andrade do
curso de Pedagogia do Parfor campus mata norte lançaram no dia 06 de abril na
Usina Cultural Energisa em João Pessoa o capítulo do livro “Educação Território
do sensível” intitulado “informática na educação: o uso do laboratório na
escola. O texto é construído a partir da disciplina Informática na Educação da
professora Valdeluce Albuquerque e de uma investigação ocorrida em 14 escolas
da Regional Mata Norte no Estado de Pernambuco em que procurava conhecer e
analisar o uso do laboratório de informática como ferramenta de educação em
escolas públicas municipais e estaduais. O estudo verificou que a maioria das
escolas conta com o laboratório de informática, no entanto, existem diversos
problemas para seu funcionamento como ferramenta pedagógica, como a falta de
acesso à internet e a pouca formação do professor para a utilização
das tecnologias da informação no seu dia a dia profissional. Como a
pesquisa constitui uma ferramenta de intervenção por intermédio da
pesquisa-ação, os resultados obtidos serão considerados na construção de uma
proposta de formação do professor das escolas pesquisadas e de dinamização do
laboratório de informática como espaço ativo e real de comunicação em rede e de
formação de uma cibercultura e da formação cidadã.
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