domingo, 6 de outubro de 2013

SEMANA INTEGRADORA

                                                                                                              MULTIMODALIDADE E PRODUÇÃO DE SENTIDOS EM CONTAÇÃO DE HISTÓRIA - ROSA COSTA
A Multimodalidade e a produção de sentidos serão objeto de estudo para análise de fatores que poderão ajudar no contexto do ensino-aprendizagem da criança, contribuindo para o desenvolvimento infantil e seu crescimento intelectual. Esse estudo torna-se relevante no sentido de que os recursos multimodais são propiciadores da produção de sentidos. Desse modo, este trabalho propõe discutir a importância da multimodalidade na produção de sentidos em narrativas orais infantis. Acreditamos que a contação de histórias na escola amplia e oferece pistas e novas estratégias para o desenvolvimento infantil contribuindo, assim, para o processo de ensino-aprendizagem. 

Essa discussão será fundamentada em: Marcuschi (2003); Bazerman (2007); Cavalcante (2009); Abramovich (2000); Bettelheim (1979). Sabemos que o primeiro contato da criança com o texto é: o oral, o ouvir, o sentir, o enxergar com os olhos do imaginário, cabe a nós educadores aguçar a produção de sentidos, nas análises multimodais e no processo de letramento. (Buscaremos na escola, e na educação, as possibilidades das produções de sentidos como análise da importância deste desenvolvimento para educação infantil). 

Acreditando que, ser contador é sonhar acordado, é viajar pelo mundo do encantamento, é levar seus ouvintes ao mundo irreal, ao mundo do imaginário na construção de conhecimento a partir da multimodalidade.


Palavras chaves: multimodalidade.  Produção de sentidos. Contação de histórias. Narrativas orais.









Nenhum comentário:

Postar um comentário