segunda-feira, 7 de outubro de 2013

XIII SEMANA UNIVERSITÁRIA 2013 Realização: 2 - 5 de outubro de 2013



SEMANA UNIVERSITÁRIA

 Realização: 2 - 5 de outubro de 2013

ANAIS




BRINQUEDOS, BRINCADEIRAS E SUSTENTABILIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL

PARFOR - PEDAGOGIA1
Maria de Fátima Souza de França CABRAL2
Zuleide Elisa Almeida MOREIRA3
Jair Gomes de SANTANA4
Suelly Gomes TEIXEIRA5

[1] Turmas D, E e G.
E-mail: pedagogiaupeturma.d@gmail.com; pedagogiaupeturma.e@gmail.com. pedagogiaupeturma.g@gmail.com
2 Profª do PARFOR-PEDAGOGIA. Universidade de Pernambuco – Campus Mata Norte. Doutoranda em Ciências da Educação na Universidade da Madeira- UMa/Portugal.
E-mail: mfranca5ster@gmail,com
3 Profª Ms. do PARFOR-PEDAGOGIA. Universidade de Pernambuco – Campus Mata Norte.
E-mail: ppclze@terra.com.br
4 Profº Ms. do PARFOR-PEDAGOGIA. Universidade de Pernambuco – Campus Mata Norte.
E-mail: jairsantana@live.com
5 Profª Ms. do PARFOR-PEDAGOGIA. Universidade de Pernambuco – Campus Mata Norte.
Email: sulagt06@gmail.com

A questão central que rege essa oficina são as situações de discriminação com as quais se defronta a comunidade acadêmica, em diferentes contextos, e que se relacionam com os valores e as concepções de desigualdade e diversidade. Visa estimular a percepção dos participantes no combate à discriminação cultural e étnico-racial, possibilitando repensar a escola como espaço de desenvolvimento da sustentabilidade política, social, cultural e ambiental. Insere-se no âmbito do Projeto Interdisciplinar “Educação, inclusão étnico-cultural, arte, meio ambiente e educação ambiental na Zona da Mata Norte: limites e possibilidade”. Suscitando, ainda, ações de proatividade do PARFOR-PEDAGOGIA, da Universidade de Pernambuco - Campus Mata Norte. Nessa perspectiva, foram realizadas, pelos/as professores/as cursistas do PARFOR-PEDAGOGIA, no primeiro semestre do corrente ano, atividades de extensão na Escola Alfredo Gomes de Araújo, localizada na comunidade quilombola de Trigueiros, município de Vicência/PE, que se constituíram na confecção de brinquedos, utilizando material reciclado, estudo sobre o uso pedagógico dos mesmos, valorização de brincadeiras afro-descendentes e indígena, montagem de mini documentários, leitura de imagem sobre brincadeiras ontem/ hoje.
Palavras-chave. Discriminação cultural e étnico-racial. Arte como prática pedagógica. Educação Ambiental e sustentabilidade.








Nenhum comentário:

Postar um comentário