segunda-feira, 7 de outubro de 2013

XIII SEMANA UNIVERSITÁRIA 2013 - Realização: 2 - 5 de outubro de 2013



OFICINA: BRINQUEDOS e BRINCADEIRAS:

Educação Ambiental: Desenvolvimento sustentável através da prática pedagógica

ORIENTADORA:  Zuleide Elisa Almeida Moreira



PROJETO: BRINCANDO E RECICLANDO
EQUIPE Turma D:
LAUDIVÂNIA AGUIAR, GELIONE BRAGA, GILEIDE MARTINS, JOSIVÂNIA BARBOSA, NADJA FERREIRA, PATRÍCIA CHAGAS

COLÉGIO PRESIDENTE TANCREDO ALMEIDA NEVES
TURMA: EDUCAÇÃO INFANTIL
TURNO: TARDE
ALUNOS: 65
FAIXA ETÁRIA: 3 a 6 anos
CIDADE: NAZARÉ DA MATA

Objetivo Geral do Projeto: Brincando e Reciclando  
Sensibilizar os alunos da importância da reciclagem na produção de brinquedos, numa perspectiva de preservar o meio ambiente voltada para conscientização da sustentabilidade.


Objetivos Específicos do Projeto: Brincando e Reciclando
  Proporcionar aos alunos uma aprendizagem de forma lúdica;
  Desenvolver atividades para os discentes acerca da coleta seletiva.
  Construir brinquedos com matérias recicláveis conscientizando para sustentabilidade;
  Promover atividades que conduzam a socialização e interação levando os alunos a refletir sobre a importância de suas ações com meio ambiente.


Metodologia
  Promover diálogo com os alunos sobre a preservação do meio ambiente.  (importância do preservar , da coleta seletiva no cotidiano);
  Em sala de aula fazer exposição através de cartazes levando os alunos a identificar o tempo de decomposição dos materiais recicláveis;
  Através da roda de conversa, (sentados no pátio em circulo) incentivar os discentes para ações transformadoras do meio ambiente;
  Modificar suas atitudes e práticas pessoais no seu cotidiano;
  Confecção de brinquedos com a turma, utilizando como recuso a garrafa pet. (atividade prática).


RECURSOS
  Tesoura;
  Garrafa pet, pote de sorvete, tampas de garrafas diversas, bandejas de ovos;
  Cola;
  Emborrachado;
  Lápis de cor;
  Jornal;
  Fita colorida;
  Fita adesiva;
  Cordões.


Considerações Finais
O meio ambiente é fonte sustentável para a sobrevivência de todos os seres vivos. Diante disso é imprescindível que haja ações educativas que vislumbrem a preservação ambiental, visto que as escolas apresentam uma grande necessidade em recursos pedagógicos, se faz necessário a reutilização de materiais recicláveis que possam desenvolver os conhecimentos dos alunos de forma lúdica, proporcionando-lhes o desenvolvimento consciente e responsável.
        Para isso, a prática social diária do cuidar é perceptível quando o trabalho acontece na coletividade tornando o resultado abrangente beneficiando tanto a comunidade  quanto ao meio ambiente.
           Esse material possibilitou a todos os envolvidos uma construção rica e significativa no relacionamento interpessoal e intrapessoal quando referimos na interação e principalmente no trabalho coletivo dentro da sala de aula, com o compromisso diário da escola de continuar mantendo essas atividades educativas em exercício dentro do processo de ensino aprendizagem.
Viabilizando a dimensão do projeto desenvolvido quando este resultou em seu processo de atitudes, socialização e respeito mútuo que foi contemplado por professores/estudantes, alunos e natureza.  Também contemplamos através desta intervenção a contribuição na formação de verdadeiros cidadãos conscientes e sensíveis sobre a importância do cuidar e reciclar numa perspectiva sustentável.
         É através do brincar  que a criança pode desenvolver capacidades importantes como a atenção, a memória, a imitação, a imaginação, ainda propiciando à criança o desenvolvimento de áreas da personalidade como afetividade, motricidade, inteligência, sociabilidade e criatividade.


Tempo de Degradação dos Materiais
Jornais: de 2 a 6 semanas
Embalagens de papel: de 1 a 4 meses
Guardanapos de papel: 3 meses
Pontas de cigarro: 2 anos
Palito de fósforo: 2 anos
Chiclete: 5 anos
Cascas de frutas: 3 meses
Nylon: de 30 a 40 anos
Copinhos de plástico: de 200 a 450 anos
Latas de alumínio: de 100 a 500 anos
Tampinhas de garrafa: de 100 a 500 anos
Pilhas e baterias: de 100 a 500 anos
Garrafas de plástico: mais de 500 anos
Pano: de 6 a 12 meses
Vidro indeterminado
Madeira pintada: 13 anos
Fralda descartável: 600 anos
Pneus indeterminado
Fonte: Grippi 2001, Lixo 2003.




Referências

  BRINQUEDOS RECICLÁVEIS: EDUCAÇÃO INFANTIL. Disponível em: <Edhttp://www.smartkids.com.br/especiais/brinquedos-reciclados.html> Acesso em 22 jun. 2013.
  A IMPORTÂNCIA E VANTAGEM DA CICLAGEM. Disponível em: < http:// www.suapesquisa. com/ reciclagem/>.  Acesso em 22 jun. 2013.
  KISHIMOTO, Tizuco Morchida. AS TEORIAS PEDAGÓGICAS E O JOGO. 16ed. Rio de Janeiro, Vozes, 2010.
  PORTAL DO MEC. Disponível em : <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro06.pdf>. Acesso em 23 jun. 2013.
  Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: arte / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.130 p. 1. Parâmetros curriculares nacionais.
  DEGRADAÇÃO DE RESÍDUOS. Disponível em: http://www.fec.unicamp.br/~crsfec/tempo_degrada.html >. Acesso em 23 jun. 2013.
  RECICLAGEM. Disponível em: http://pensador.uol.com.br/reciclagem/. Acesso em: 01 out. 2013.


 Desenvolvimento da sustentabilidade na geração de emprego e renda
ORIENTADORA:  Zuleide Elisa Almeida Moreira


















OFICINA: BRINQUEDOS e BRINCADEIRAS






















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