domingo, 6 de outubro de 2013



       Universidade de Pernambuco – UPE
                  Campus Mata Norte

PLANEJAMENTO: EXCURSÃO DIDÁTICA



PEDAGOGIA - PARFOR

DISCIPLINAS: EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS
                            HISTÓRIA E CULTURA AFRODESCENDENTES
                            CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA

DATA: 10/06/2013.
LOCAL: ESCOLA GOMES DE ARAÚJO – COMUNIDADE QUILOMBOLA DE TRIGUEIROS, MUNICÍPIO DE VICÊNCIA /PE

ENVOLVIDOS: ALUNOS DAS TURMAS C, D e G; PROFESSORES/AS; COORDENAÇÃO
DOCENTES: Msc. Jair Gomes de Santana
                       Msc. Maria de Fátima Souza de França Cabral
                       Mestranda. Zuleide Elisa Almeida Moreira
                       Esp. Suelly Teixeira

Saída: Nazaré da Mata às 08h30min h.                   Chegada à Nazaré da Mata: 16h00min

II Objetivos:

- Observar a organização de espaços em que atores históricos se mobilizam enquanto agentes que pressionam mudanças sociais.
- Problematizar as ações sociais, educativas e históricas na instituição visitada.
- Realizar uma oficina, na escola visitada, sobre o uso pedagógico de brinquedos, além de trabalhar o caráter lúdico de jogos e brincadeiras, ontem e hoje.
- Repensar a escola como espaço de desenvolvimento da sustentabilidade política, social, cultural e ambiental.

II Metodologia:

- Percepção de atores históricos que se mobilizam na Associação Quilombola de Trigueiros.

- Aplicação de questionários.          
                                                                                                           
- Assegurar às crianças da Escola Municipal Quilombola Gomes de Araújo o direito a participarem de atividades lúdicas e educativas, através de Doação de brinquedos.                                                                                                                            
- Oficina sobre o uso pedagógico de brinquedos utilizando materiais reciclados, tais como: garrafas pets, latas de leite e diversas embalagens na confecção brinquedos populares.     
                                                                                                                                    
  - Leitura do quadro “As brincadeiras Infantis” (1560), de Pieter Bruegel, utilizando a abordagem triangular de Ana Mae Barbosa.                                                                                              

- Uso de sementes para a criação de uma horta na Escola.       
                                                
III Avaliação:

Interação/participação qualitativa e quantitativa nas atividades propostas.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário