RELATÓRIO
Atividades apresentadas à Disciplina Metodologia do Ensino de História, sob a orientação da Profª Zuleide Elisa Almeida Moreira.
GRUPO: Rogéria, Rosineide, Ivaneide, Ivani, Lindalva, Socorro, Iozete.
AGRADECIMENTO
À Deus pela vida, pela inspiração e pelas pessoas que fazem nos sentir gente com seus incentivos;
À nossa inesquecível professora Zuleide que sempre apostou em nosso potencial acreditando no nosso talento;
Às nossas
colegas de Vicência: Alice, Rosa, Bruna, Elizângela, Lindinalva, Nira
que foram o elo para que esta atividade se concretizasse e
transcorresse com eficiência;
Aos alunos do 3º ano da Escola Comunidade Cristã pelo acolhimento e participação na aula;
Enfim, à todos que direta ou indiretamente colaboraram com nosso trabalho.
“Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando intervenho, intervendo educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade”
Paulo Freire
Esse relato
refere-se a uma prática pedagógica realizada na Escola Comunidade Cristã
em Vicência-PE, com alunos do 3º ano dos anos iniciais, na disciplina
de História com a temática “Convivendo em harmonia . Respeitando as
diferenças!” ( Diversidade Racial ). O ensino de história deve respeitar
as diferenças entre pessoas e povos, em diferentes contextos e
contribuir para a formação do cidadão, a fim de que possa ser capaz de
participar conscientemente da formação da sociedade e do mundo em que
está inserido. Considerando-as um elemento importante da vida
democrática, visando desenvolver a competência leitora, aprender a
observar interpretar, emitir opiniões sobre assuntos que achem
relevantes.
Assim,
quando o cidadão tem consciência da sua importância, ajuda a construir
um mundo melhor e isso forma a consciência histórica.
Com a
aplicação dessa proposta foi possível diagnosticar que atividades
interligadas com o lúdico facilitam o ensino aprendizagem contribuindo
para o crescimento do conhecimento do aluno.
O conteúdo a
ser sistematizado foi levado para discussão em sala de aula de forma
prazerosa e lúdica, fazendo uma resgate da história passada para que
fosse entendida o presente de forma à romper as barreira do
preconceito, valorizando a diversidade, sabendo suas origens e evoluções
tendo como subsídio didático a literatura infantil.
Como sabemos, escola é um espaço de construção de saberes encontro de sujeitos mediatizados pelo professor.
Para que o aluno compreenda os fatos e consiga situá-los em seu contexto é necessário
saber localizar alguns acontecimentos simples em uma sequência temporal
e utilizar convenções cronológicas adequadas mediante o uso de linhas e
outras representações gráficas.
Por
isso buscamos situar alguns acontecimentos, causas e consequências em
ordem de importância. Tentamos situar os alunos na história com a
vinda dos escravos ao Brasil através de slides com imagens claras e
objetivas de toda essa trajetória, ressaltando os vestígios desses povos
africanos na comunidade local, bem como sua contribuição para nossa
cultura.
Para a
sistematização do conteúdo abordado, trabalhamos com oficinas lúdicas
uma vez, que os alunos não possuem o domínio da leitura e da escrita.
Foi encantador ver a interação dos educandos com a equipe, com os colegas. seus sorrisos.
A participação ativa dos alunos fazendo a correlação do conteúdo com seus conhecimentos de mundo.
No desenrolar de cada atividade proposta, víamos a sede de cada um em busca do novo, do diferente.
A atividade
do quebra–cabeça para confeccionar o livro gigante da Menina bonita do
laço de fita foi maravilhoso. Pudemos analisar no caminhar da
atividade, que mesma aguçava a sede de saber de cada um. Alunos que
faziam a relação do texto verbal com o não–verbal.
A construção da boneca foi muito divertido porque eles foram além do proposto atribuindo nomes a cada uma.
O texto lacunado e o jogo dos quatros erros despertou ainda mais o gosto pela escrita e leitura.
O momento da
avaliação oral com eles foi riquíssimo, satisfatório pela alegria do
momento vivido e com a certeza de que fizemos a diferença e construímos
novos saberes, proporcionando uma aula que fosse além de bancas
enfileiradas. Fazer usos de novos espaços, com propostas diversificadas
para o ensino de História.
Considerações Finais
Cabe ao
professor e tão somente a ele, a tarefa de contribuir para a construção
do conhecimento de cada um e ainda através de sua análise e sua inserção
positiva permitir que os alunos desenvolvam-se integralmente buscando
sempre valorização do indivíduo.
A atividade
metodológica/campo participante foi significativa no processo de
construção do conhecimento dos alunos acerca da temática apresentada.
Educando e
educadores constroem juntos o conhecimento de forma emancipatória. Por
meio da práxis do estudo do meio houve a apropriação do conhecimento.
A função do professor é permitir o acesso a uma formação cultural e científica de
qualidade, permitindo todos, indiscriminadamente, meios para a
efetivação desta tão propalada formação. Não podemos também dizer que a
escola cumpre um papel de maneira individual, não. Ela hoje é parceira
de outros segmentos sociais e não pode dissociar destes, pois não se
constrói de maneira individual. Hoje há necessidade de inúmeras
parcerias, o que legitima a verdadeira função escolar. O professor tem
que estar adequado às novas exigências educacionais.
A relação entre ensino-aprendizagem se faz presente de uma maneira harmoniosa, quando o ensino apresenta métodos alternativos.
Consideremos que toda a atividade desenvolvida desde o planejamento até a execução
da visita e o retorno para sala de aula finalizando o ciclo do
aprendizado naquele momento foi muito significativo, tanto para os
alunos como para nós docentes.
...ensinar não é transferir conhecimentos, conteúdos nem formar é ação pelaqual um sujeito criador dá forma, estilo ou alma a um corpo indeciso eacomodado. Não há docência sem discência, as duas se explicam e seussujeitos apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem à condição deobjeto, um do outro. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensinaao aprender... (FREIRE, 2004, p. 23).
Optamos por
finalizar com essa consideração de Paulo Freire e pontuamos que o
conhecimento nunca é acabado ele se constrói a cada momento e com
certeza os alunos sempre terão na memória essa atividade lúdica e ao
mesmo tempo o conteúdo abordado.
Repost blog: http://lurdinalvpedagogiaupeturmae.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário