RELATORIO SOBRE A EXCURSÃO PEDAGOGICA A
Escola Municipal Comunidade Cristã
A escola é
um lugar onde a aprendizagem ocorre continuamente, vivenciando valores,
construindo cidadania, portanto é um espaço ideal para debatermos,
refletirmos e questionarmos os direitos e deveres da criança.
Nesta
perspectiva a turma E do Curso de 1ª Licenciatura em Pedagogia - PARFOR
da Universidade de Pernambuco-UPE orientada pela professora Zuleide
Elisa Almeida Moreira na disciplina de Conteúdos e Metodologia do Ensino
da História. Contamos com a presença das Profªs Ana Sotero e Jeane
Costa.
Desenvolvemos
uma intervenção pedagógica lúdica na Escola Municipal Comunidade
Cristã, situada na cidade de Vicência. A atividade didática interativa
contou com conteúdos históricos apontados pelos professores do quadro da
referida Escola. A proposta do grupo formado por: Aldenira Souza da
Silva, Alice Márcia Ferreira da Silva, Bruna Renata Bezerra do
Nascimento, Elisangela Maria da Silva, Rosa Damiana da Silva, Lindinalva
de Andrade Silva, Fabiana Alves Mota Silveira, foi o de levar a
reflexão da prática diária em relação aos direitos e deveres da
criança.
Esta
atividade foi vivenciada de forma lúdica com apresentação da Turma do
Chaves, estimulando a construção da autonomia das crianças em relação às
suas vivências no espaço escolar e comunitário. A partir desta
apresentação, tratamos de temas reais como a essência e a importância da
escola no papel social, onde cada um de nós, que vivenciamos
personagens de crianças (Turma do Chaves), refletimos sobre qual nossos
direitos e deveres a partir do ECA - Estatuto da Criança e do
Adolescente. Fundamentamos o ECA aos alunos através de ilustrações da
Turma da Mônica com situações que tratam dos direitos da criança.
Falamos alem disso do respeito, do amor, do dever, da obediência, da
critica a partir dos momentos vivenciados com os alunos, momentos este
que forem marcados por abraços e troca de olhar de gratidão. Para a
criança foi visível a compreensão em relação ao direito ao lazer.
Brincando a criança desenvolve capacidade que podem ser consideradas
momentos de aprendizagem. Vivenciamos ainda uma oficina de pintura em
relação ao tema abordado “Direitos e deveres da criança”. Foi de grande
importância o resultado obtido pelas pinturas feitas pelas crianças,
pois muitas trataram de afeto, de reconhecimento, de aprendizagem.
Um momento
que registramos foi de uma das alunas gritando; perguntamos o que elas
estavam desenhando e elas responderam que era sua escola, o lugar que
mais gostava de ir. Este resultado realmente foi de grande valia para as
crianças e para cada um de nós que tivemos o privilegio de compartilhar
este momento com elas.
Na
culminância desta intenção realizamos a dança da “desengonçada” que
registra um momento lúdico e muito prazeroso para o corpo e para a
mente. Vale salientar que, o foco principal deste trabalho foram as
estratégias metodológicas que foram articuladas e construídas com muita
eficiência.
Por fim a
marca e o sentimento que nos resta foi de concluirmos e concordarmos com
o pensamento de Gilberto dos Reis “Ser criança é acreditar que tudo é
possível. É ser inesquecivelmente feliz com muito pouco, é se tornar
gigante diante de gigantesco pequenos obstáculos. Ser criança é fazer
amigos antes mesmo de saber o nome deles. É conseguir perdoar muito mais
fácil do que brigar. Ser criança é ter o dia mais feliz da vida, todos
os dias. Ser criança é o que a gente nunca deveria deixar de ser”.
Bom mesmo é voltar á ser criança e viver sem pensar nas dificuldades do amanhã!
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