RELATÓRIO DA EXCURSÃO PEDAGOGICA
RESGATANDO BRINCADEIRAS E CONSTRUINDO VALORES
Grupo: LURDINALVA MONTEIRO
MARIA APARECIDA
MARIA DENIZE
MATILDE
EDIVÂNIA
ELZENIR
O presente
relatório trata de atividades aplicadas em turmas de 1º e 2º ano do
Ensino Fundamental da Creche Comunidade Cristã situada na cidade de
Vicência/PE, com alunos na faixa etária de 06 a 07 anos.
Uma proposta
da ProfªZuleide Elisa da disciplina Metodologia do Ensino da História
do Curso de Licenciatura em Pedagogia/UPE de Nazaré da Mata, que nos
forneceu a oportunidade para aplicação do Projeto: “Resgatando
brincadeiras e construindo valores”.
Partindo do
pressuposto que as brincadeiras são atividades lúdicas que ajudam a
desenvolver o raciocínio, o pensamento lógico e o relacionamento em
grupo, utilizou-se de vários recursos, para dinamizar na vida prática
dos alunos. Como brincadeiras de bola gude, pula corda, amarelinha,
peteca, etc.
A
metodologia utilizada por cada professora dentro da equipe se
diferenciou pelos critérios escolhidos para atender ao perfil, à
realidade de cada dos grupos e aos objetivos que cada pretendia atingir.
Distribuídos da seguinte forma: Organização do ambiente; Conhecer o
público alvo através da apresentação; Problematização: Dinâmica: A caixa
encantada; Atividades em grupo e monitorado;Atividades lúdicas a partir
das brincadeiras;Socialização.
Quanto aos
objetivos buscou-se promover o resgate das brincadeiras através de
atividades lúdicas; Desenvolver habilidades que despertem os valores
primordiais para convivência em grupo: respeito, trabalho em equipe,
humildade, etc. As atividades envolveram um planejamento
interdisciplinar com seguintes disciplinas: geografia;história;educação
fisica; ética;matemática;português;
contação de história; resgate das brincadeiras, ludicidade;
interpretação, valores com duração de 4 horas aulas. Os valores a serem
construídos a partir das atividades forma: humildade, respeito, trabalho
em equipe, ética, responsabilidade, criatividade, respeito,
harmonia,etc.
Para que o
projeto fosse aplicado de forma organizada foram realizados estudos e
pesquisas que tem comprovado a importância das atividades lúdicas, no
desenvolvimento das potencialidades humanas das crianças, proporcionando
condições adequadas ao seu desenvolvimento físico, motor, emocional,
cognitivo, e social. Atividade lúdica é toda e qualquer animação que tem
como intenção causar prazer e entretenimento a quem pratica.
São lúdicas as atividades que propiciam a experiência completa do momento, associando o ato, o pensamento e o sentimento.
Nesta
concepção foi percebido através das atividades desenvolvidas, que a
criança se expressa, assimila conhecimentos e constrói a sua realidade
quando está praticando alguma atividade lúdica. Também foi claro e
notório que espelha a experiência, modificando a realidade de acordo com
seus gostos e interesses.Também percebeu-se que as brincadeiras são
boas fontes de construção de valores, que ao longo do tempo estão sendo
esquecidas pela escola, família e sociedade em troca de uma
competitividade exagerada pelo consumismo capitalista.
É,
sobretudo, nesta fase que se deve adotar várias estratégias, entre elas
as atividades lúdicas, que são capazes de intervir positivamente no
desenvolvimento da criança, suprindo suas necessidades biopsicossociais,
assegurando-lhe condições adequadas para desenvolver suas
competências.
Todas as
instituições que atendem crianças da creche ao ensino fundamental, deve
promover o seu desenvolvimento integral, ampliando suas experiências e
conhecimentos, de forma a estimular o interesse pela dinâmica da vida
social e contribuir para que sua integração e convivência na sociedade
sejam produtivas e marcadas pelos valores de solidariedade, liberdade,
cooperação e respeito. As intuições infantis precisam ser acolhedoras,
atraentes, estimuladoras, acessíveis ás crianças e ainda oferecer
condições de atendimento ás famílias, possibilitando a realização de
ações socioeducativas.
São vários
os benefícios das atividades lúdicas, entre eles estão: Assimilação de
valores;Aquisição de comportamentos;Desenvolvimento de diversas áreas do
conhecimento; Aprimoramento de habilidades;Socialização.A brincadeira
para a criança não representa o mesmo que o jogo e o divertimento para o
adulto, recreação, ocupação do tempo livre, afastamento da realidade.
Brincar não é
ficar sem fazer nada, como pensam alguns adultos, é necessário estar
atento a esse caráter sério do ato de brincar, pois, esse é o seu
trabalho, atividade através da qual ela desenvolve potencialidades,
descobre papéis sociais, limites, experimenta novas habilidades, forma
um novo conceito de si mesma, aprende a viver e avança para novas etapas
de domínio do mundo que a cerca.
As
atividades lúdicas podem ser uma brincadeira, um jogo ou qualquer outra
atividade que permita tentar uma situação de interação. Porém, mais
importante do que o tipo de atividade lúdica é a forma como é dirigida e
como é vivenciada, e o porquê de estar sendo realizada.
Toda criança
que participa de atividades lúdicas, adquire novos conhecimentos e
desenvolve habilidades de forma natural e agradável, que gera um forte
interesse em aprender e garante o prazer.Na educação infantil, por meio
das atividades lúdicas a criança brinca, joga e se diverte. Ela também
age, sente, pensa, aprende e se desenvolve. As atividades lúdicas podem
ser consideradas, tarefas do dia-a-dia na educação infantil.
De acordo
com Teixeira (1995), vários são os motivo que induzi os educadores a
apelar às atividades lúdicas e utilizá-las como um recurso pedagógico no
processo de ensino-aprendizagem. Segundo Schwartz (2002), a criança é
automotivada para qualquer prática, principalmente a lúdica, sendo que
tendem a notar a importância de atividades para o seu desenvolvimento,
assim sendo, favorece a procura pelo retorno e pela manutenção de
determinadas atividades. Huizinga (1996), diz que numa atividade lúdica,
existe algo “em jogo” que transcende as necessidades imediatas da vida e
confere um sentido à ação
.
Para
Schaefer (1994), as atividades lúdicas promovem ou restabelecem o bem
estar psicológico da criança. No contexto de desenvolvimento social da
criança é parte do repertório infantil e integra dimensões da interação
humana necessária na análise psicológica (regras, cadeias
comportamentais, simulações ou faz-de-conta aprendizagem observacional e
modelagem).Toda a atividade lúdica pode ser aplicada em diversas faixas
etárias, mas pode sofrer intervenção em sua metodologia de aplicação,
na organização e no prover de suas estratégias, de acordo com as
necessidades peculiares das faixas etárias. Dentre das análises a partir
da experiência observou-se a capacidade da criança construir várias
habilidades, proporcionado pelo divertimento, prazer, convívio, estímulo
intelectivo, desenvolvimento harmonioso, autocontrole e autorealização.
Considerações finais
Caberá ao
educador propiciar a exploração da curiosidade infantil, incentivando o
desenvolvimento da criatividade, das diferentes formas de linguagem, do
senso crítico e de progressiva autonomia. Como também ser ativo quanto
às crianças, criativo e interessado em ajudá-las a crescerem e serem
felizes, fazendo das atividades lúdicas na educação Infantil excelentes
instrumentos facilitadores do ensino-aprendizagem.
Todas as
atividades bem planejadas, juntamente com a boa pretensão dos
educadores, são caminhos que contribuem para o bem-estar, entretenimento
das crianças, garantindo-lhes uma agradável estadia na creche ou
escola. Certamente, a experiência aqui exposta aos educadores, além de
somar-se experiências, irão contribuir para maior alcance de objetivos
em seu plano educativo no que se refere ao resgate e construção de novos
valores e concepções para o processo ensino aprendizagem.
REFERÊNCIAS
BROUGERE, Gilles. Jogo e educação. Porto Alegre. Artes Médicas, 1998.
CHATEAU, Jean. O jogo e a criança. São Paulo. Summus, 1987.
HUIZINGA, J.
Homo Ludens. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1996. MALUF, Ângela
Cristina Munhoz.Brincar Prazer e Aprendizado. Petrópolis, Rio de
Janeiro, Vozes 2003.
_______Conheça Bem, eduque melhor: Crianças e Jovens.Petrópolis, Rio de Janeiro, Vozes 2006.
KISHIMOTO, TizukoMorchida (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo. Cortez, 2000.
MOYLES, Janet R. Só brincar? O papel do brincar na educação infantil. Porto Alegre. Artmed, 2002.
NEGRINE, Airton da Silva. A Coordenação Psicomotora e suas Implicações. Porto Alegre. 1987.
PAPALIA, D. E., OLDS, S. W., O Mundo da Criança, Ed. McGraw-Hill, São Paulo, 1981.
PIAGET, Jean. A Construção do Real na Criança. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1970.
________ O nascimento da Inteligência na criança. Suíça. Editora Guanabara, 1987.
SCHAEFER
(1994). Play therapy for psychic trauma in children. Em K.J. O´Connor
& C.E. Schaefer Handbook of Play Therapy. AdvancesandInnovations.
New York: WileySCHWARTZ, G. M. Emoção, aventura e risco: a dinâmica
metafórica dos novos estilos. In: BURGOS, M. S.; PINTO, L. M. S. M.
(Org.) Lazer e estilo de vida. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2002, p.
139-168.
TEIXEIRA, Carlos E. J. A ludicidade na escola. São Paulo: Loyola, 1995.
Repost blog: http://lurdinalvpedagogiaupeturmae.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário