quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Resgatando brincadeiras e construindo valores

RELATÓRIO DA EXCURSÃO PEDAGOGICA
RESGATANDO BRINCADEIRAS E CONSTRUINDO VALORES

Grupo: LURDINALVA MONTEIRO
MARIA APARECIDA
MARIA DENIZE
MATILDE
EDIVÂNIA
ELZENIR

O presente relatório trata de atividades aplicadas em turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental da Creche Comunidade Cristã situada na cidade de Vicência/PE, com alunos na faixa etária de 06 a 07 anos.

Uma proposta da ProfªZuleide Elisa da disciplina Metodologia do Ensino da História do Curso de Licenciatura em Pedagogia/UPE de Nazaré da Mata, que nos forneceu a oportunidade para aplicação do Projeto: “Resgatando brincadeiras e construindo valores”. 

Partindo do pressuposto que as brincadeiras são atividades lúdicas que ajudam a desenvolver o raciocínio, o pensamento lógico e o relacionamento em grupo, utilizou-se de vários recursos, para dinamizar na vida prática dos alunos. Como brincadeiras de bola gude, pula corda, amarelinha, peteca, etc.

A metodologia utilizada por cada professora dentro da equipe se diferenciou pelos critérios escolhidos para atender ao perfil, à realidade de cada dos grupos e aos objetivos que cada pretendia atingir. Distribuídos da seguinte forma: Organização do ambiente; Conhecer o público alvo através da apresentação; Problematização: Dinâmica: A caixa encantada; Atividades em grupo e monitorado;Atividades lúdicas a partir das brincadeiras;Socialização. 

Quanto aos objetivos buscou-se promover o resgate das brincadeiras através de atividades lúdicas; Desenvolver habilidades que despertem os valores primordiais para convivência em grupo: respeito, trabalho em equipe, humildade, etc. As atividades envolveram um planejamento interdisciplinar com seguintes disciplinas: geografia;história;educação fisica; ética;matemática;português; contação de história; resgate das brincadeiras, ludicidade; interpretação, valores com duração de 4 horas aulas. Os valores a serem construídos a partir das atividades forma: humildade, respeito, trabalho em equipe, ética, responsabilidade, criatividade, respeito, harmonia,etc.

Para que o projeto fosse aplicado de forma organizada foram realizados estudos e pesquisas que tem comprovado a importância das atividades lúdicas, no desenvolvimento das potencialidades humanas das crianças, proporcionando condições adequadas ao seu desenvolvimento físico, motor, emocional, cognitivo, e social. Atividade lúdica é toda e qualquer animação que tem como intenção causar prazer e entretenimento a quem pratica. 

São lúdicas as atividades que propiciam a experiência completa do momento, associando o ato, o pensamento e o sentimento.
Nesta concepção foi percebido através das atividades desenvolvidas, que a criança se expressa, assimila conhecimentos e constrói a sua realidade quando está praticando alguma atividade lúdica. Também foi claro e notório que espelha a experiência, modificando a realidade de acordo com seus gostos e interesses.Também percebeu-se que as brincadeiras são boas fontes de construção de valores, que ao longo do tempo estão sendo esquecidas pela escola, família e sociedade em troca de uma competitividade exagerada pelo consumismo capitalista.
É, sobretudo, nesta fase que se deve adotar várias estratégias, entre elas as atividades lúdicas, que são capazes de intervir positivamente no desenvolvimento da criança, suprindo suas necessidades biopsicossociais, assegurando-lhe condições adequadas para desenvolver suas competências. 

Todas as instituições que atendem crianças da creche ao ensino fundamental, deve promover o seu desenvolvimento integral, ampliando suas experiências e conhecimentos, de forma a estimular o interesse pela dinâmica da vida social e contribuir para que sua integração e convivência na sociedade sejam produtivas e marcadas pelos valores de solidariedade, liberdade, cooperação e respeito. As intuições infantis precisam ser acolhedoras, atraentes, estimuladoras, acessíveis ás crianças e ainda oferecer condições de atendimento ás famílias, possibilitando a realização de ações socioeducativas.

São vários os benefícios das atividades lúdicas, entre eles estão: Assimilação de valores;Aquisição de comportamentos;Desenvolvimento de diversas áreas do conhecimento; Aprimoramento de habilidades;Socialização.A brincadeira para a criança não representa o mesmo que o jogo e o divertimento para o adulto, recreação, ocupação do tempo livre, afastamento da realidade.  

Brincar não é ficar sem fazer nada, como pensam alguns adultos, é necessário estar atento a esse caráter sério do ato de brincar, pois, esse é o seu trabalho, atividade através da qual ela desenvolve potencialidades, descobre papéis sociais, limites, experimenta novas habilidades, forma um novo conceito de si mesma, aprende a viver e avança para novas etapas de domínio do mundo que a cerca.

As atividades lúdicas podem ser uma brincadeira, um jogo ou qualquer outra atividade que permita tentar uma situação de interação. Porém, mais importante do que o tipo de atividade lúdica é a forma como é dirigida e como é vivenciada, e o porquê de estar sendo realizada.

Toda criança que participa de atividades lúdicas, adquire novos conhecimentos e desenvolve habilidades de forma natural e agradável, que gera um forte interesse em aprender e garante o prazer.Na educação infantil, por meio das atividades lúdicas a criança brinca, joga e se diverte. Ela também age, sente, pensa, aprende e se desenvolve. As atividades lúdicas podem ser consideradas, tarefas do dia-a-dia na educação infantil.

De acordo com Teixeira (1995), vários são os motivo que induzi os educadores a apelar às atividades lúdicas e utilizá-las como um recurso pedagógico no processo de ensino-aprendizagem. Segundo Schwartz (2002), a criança é automotivada para qualquer prática, principalmente a lúdica, sendo que tendem a notar a importância de atividades para o seu desenvolvimento, assim sendo, favorece a procura pelo retorno e pela manutenção de determinadas atividades. Huizinga (1996), diz que numa atividade lúdica, existe algo “em jogo” que transcende as necessidades imediatas da vida e confere um sentido à ação
.
Para Schaefer (1994), as atividades lúdicas promovem ou restabelecem o bem estar psicológico da criança. No contexto de desenvolvimento social da criança é parte do repertório infantil e integra dimensões da interação humana necessária na análise psicológica (regras, cadeias comportamentais, simulações ou faz-de-conta aprendizagem observacional e modelagem).Toda a atividade lúdica pode ser aplicada em diversas faixas etárias, mas pode sofrer intervenção em sua metodologia de aplicação, na organização e no prover de suas estratégias, de acordo com as necessidades peculiares das faixas etárias. Dentre das análises a partir da experiência observou-se a capacidade da criança construir várias habilidades, proporcionado pelo divertimento, prazer, convívio, estímulo intelectivo, desenvolvimento harmonioso, autocontrole e autorealização.

Considerações finais

Caberá ao educador propiciar a exploração da curiosidade infantil, incentivando o desenvolvimento da criatividade, das diferentes formas de linguagem, do senso crítico e de progressiva autonomia. Como também ser ativo quanto às crianças, criativo e interessado em ajudá-las a crescerem e serem felizes, fazendo das atividades lúdicas na educação Infantil excelentes instrumentos facilitadores do ensino-aprendizagem.
Todas as atividades bem planejadas, juntamente com a boa pretensão dos educadores, são caminhos que contribuem para o bem-estar, entretenimento das crianças, garantindo-lhes uma agradável estadia na creche ou escola. Certamente, a experiência aqui exposta aos educadores, além de somar-se experiências, irão contribuir para maior alcance de objetivos em seu plano educativo no que se refere ao resgate e construção de novos valores e concepções para o processo ensino aprendizagem.

REFERÊNCIAS

BROUGERE, Gilles. Jogo e educação. Porto Alegre. Artes Médicas, 1998.
CHATEAU, Jean. O jogo e a criança. São Paulo. Summus, 1987.
HUIZINGA, J. Homo Ludens. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1996. MALUF, Ângela Cristina Munhoz.Brincar Prazer e Aprendizado. Petrópolis, Rio de Janeiro, Vozes 2003.
_______Conheça Bem, eduque melhor: Crianças e Jovens.Petrópolis, Rio de Janeiro, Vozes 2006.
KISHIMOTO, TizukoMorchida (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo. Cortez, 2000.
MOYLES, Janet R. Só brincar? O papel do brincar na educação infantil. Porto Alegre. Artmed, 2002.
NEGRINE, Airton da Silva. A Coordenação Psicomotora e suas Implicações. Porto Alegre. 1987.
PAPALIA, D. E., OLDS, S. W., O Mundo da Criança, Ed. McGraw-Hill, São Paulo, 1981.
PIAGET, Jean. A Construção do Real na Criança. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1970.
________ O nascimento da Inteligência na criança. Suíça. Editora Guanabara, 1987.
SCHAEFER (1994). Play therapy for psychic trauma in children. Em K.J. O´Connor & C.E. Schaefer Handbook of Play Therapy. AdvancesandInnovations. New York: WileySCHWARTZ, G. M. Emoção, aventura e risco: a dinâmica metafórica dos novos estilos. In: BURGOS, M. S.; PINTO, L. M. S. M. (Org.) Lazer e estilo de vida. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2002, p. 139-168.
TEIXEIRA, Carlos E. J. A ludicidade na escola. São Paulo: Loyola, 1995.
 
 
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