quarta-feira, 22 de maio de 2013

Direitos e deveres da Criança




Proposta de Ensino - Direitos e deveres da Criança Educação infantil ( Pré I e II)



GRUPO:
Aldenira Souza, Alice Márcia, Bruna Renata, Elisangela Maria, Lindinalva Andrade, Rosa Damiana, Fabiana.

Um novo conceito de ensinar História... Da teoria á prática.
Orientado pela  Professora Zuleide Elisa Almeida Moreira

Objetivos:
         A partir da aula proposta, o/a aluno/a vivenciará situações que possibilitarão refletir sobre os direitos e deveres das crianças e dos adolescentes; desenvolverá habilidades lógicas e linguísticas; bem como poderá construir sua autonomia no espaço escolar, a partir do conhecimento e da participação na construção dos direitos e deveres no interior da escola. A concentração e a atenção dos/as alunos/as também poderão ser trabalhadas nas atividades propostas.

Passo á passo:
         Apresentar uma dramatização com a turminha do Chaves simulando a escolinha do professor Girafales abordando o tema apresentado: Direitos e deveres da criança, explanando o máximo do seu contexto em uma linguagem simples, abordando os deveres dos colegas, da escola e da família.
         Após a dramatização fazer o resgate oralmente do que foi apresentado, retomando o que foi falado, reforçando o tema trabalhado, apresentando ilustrações de situações do contexto familiar do aluno para abordar o tema próximo a sua realidade;
         Realizar um caça tesouro, este deverá está embrulhado em uma caixa com papel de presente pedir que os alunos encontrem, instigar a curiosidade dos alunos, questionando o que deve ter ali dentro;
         Pedir para uma das crianças abrir o presente e mostrar um gibi que conta a história do direito da criança e do adolescente, mostrar o ECA (apresentando em forma de repente)  retomando o que foi falado;


         Apresentar o Poema de Ruth Rocha “ Os direitos das crianças”  em forma de jogral com os personagens da Turma do Chaves;
         Momento artístico- Cada criança receberá meia folha de cartolina e tintas coloridas para realizar uma pintura livre de uma situação que represente um dever da criança na escola;
         Enquanto os alunos pintam se ouve como música de fundo a música de Toquinho- Direito de criança;
         Realizar a dinâmica da semente- com o objetivo de que cada criança se sinta importante, inteirada  com o meio em que ela vive;
         Socializar a dinâmica realizada, assistir a um vídeo da música “Semente do amanhã”.
         Agradecimentos e entrega de lembranças!




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