TEMA: Ética e Cidadania
EQUIPE:
Janaina
Alves, Maria Nazaré da Silva, Selma Galdino
Relatório
Nesta
abordagem inicial, queremos mostrar por meio das aulas expositivas na Escola
Evangelina Pessoa de Melo, situada no Município de Aliança (Pernambuco), com
turmas do Ensino Fundamental I e II e o EJA- Educação de Jovens e Adultos. Com
a aplicação de um projeto de intervenção com os alunos da EJA, na sala de aula
da professora Rose, com o quantitativo de 25 alunos, com a faixa etária entre
15 e 36 anos.
Por meio de nossas visitas à escola, observamos que tanto alunos, como os pais, não tem disciplina, e nem conhecimento sobre o tema citado. Desta forma, o objetivo deste projeto foi trazer compreensão a importância da ética para a vida em sociedade. Refletimos que a temática teria um desempenho bem proveitoso com a compreensão e interação dos alunos.
Para compreender adequadamente o que propormos, dividimos a intervenção por etapas:
1ª
Etapa
Visita na escola, e observação no comportamento dos alunos,
podemos observar a carência, a desvalorização que cada um sentia, por falta de oportunidades,
de não ter estudado, uns que optaram por trabalhar e não veem que o tempo
passou e as oportunidades, ficaram com aqueles amigos que conseguiram estudar.
Outros entraram no mundo das drogas e nos crimes, alguns desses alunos têm
passagem por presídios, ex-presidiário mais hoje já tem uma concepção que a
escola é o lugar de educar e mudar a vida.
2ª
Etapa
Fomos para a sala de aula onde tudo começou a apresentação
das equipes, responsáveis pelo tema Ética e Cidadania. Porquê do tema? Qual
nosso objetivo para com a turma? O que queríamos com a intervenção?
Escolhemos a turma da EJA porque a aula seria interdisciplinar, permeava o tema varias disciplinas e a formação daqueles alunos teria grande importância diante daquela comunidade.
Ao começar a aula, pedimos para que os alunos fizessem um circulo, para que pudéssemos explanar oralmente com reciprocidade entre eles na sala de aula. Nos aprofundamos na explanação oral sobre o tema através de perguntas lançadas sobre o mesmo; ficamos surpresa com as respostas. Os alunos não sabiam e achavam que a ética era regra ditadas por eles: a esposa não poder sair de casa, apenas ir ao posto de saúde local, ou levar as crianças na escola. Ética para outros seria trabalhar para sustentar a esposa, e mandar nela como se fosse seu objeto.
Então demos a eles a ideia que ética era a organização de
valores que devemos ter, aprendemos na nossa casa e aperfeiçoamos na escola.
Citamos o respeito, a moral, as boas maneiras como bons costumes, que são requisitos da vida em sociedade. Por meio de seus entendimentos levamos os alunos a
entender o papel de um cidadão dentro da sociedade; por meio do tema os alunos
entre si começaram a se indagar, expondo livremente algum problema que eles
causaram na sociedade, e infelizmente na sociedade ao qual eles são inseridos.
As experiências faladas por alguns abordou o crack como destruição de tudo, uma ruina
para a vida, mais para eles era um meio de vida, portanto se tornaria normal, o
presídio já não causa mais medo, os policiais são comuns, a qualquer pessoa não
causa mais medo, ou até mesmo usar a ética como a função da gentileza, essas
regras eles não tem e o que mais nos preocupou foi que os filhos também seguem
os seus pais como exemplos. Se o pai tem um emprego digno diante da sociedade,os
filhos também tem esse comportamento tanto na formação do lado profissional
como no cotidiano.
Mediante a articulação e interação dos alunos observamos
como são importantes essas praticas de relações sociais, dentro da sala de
aula. Mostramos que essa relação entre ética e cidadania deve está atrelada
dentro da nossa casa, entre amigos, alunos, professores, na sociedade.
Escrevemos segundo os livros utilizados dentro da bibliografia do Projeto,
intervenção no quadro branco. Em seguida depois da explanação e explicação da
aula começamos a interagir com eles as questões orais sobre o tema.
Aprofundamos
por meio de experiências dos alunos, vividas em seu cotidiano, utilizamos as
suas falas, para a contribuição das atividades propostas por meio da
intervenção. Uma das preocupações dos alunos era com as fotos as quais tirávamos, pois tivemos que explicar
a eles que as fotos só seriam vista dentro da universidade, pois alguns deles
como dissemos, já passaram por presídios, ainda jovens com essa preocupação.
Por
término confeccionamos cartazes utilizando jornais e revistas para mostrar as
classes dominantes e as classes dominadas diante de uma sociedade. E qual tipo
de classe que eles se enquadram diante o meio que estamos inseridos. Ao
terminar a aula, tivemos grandes êxitos na construção do saber daqueles alunos.
A contribuição entre os alunos, a
professora junto com as alunas do PARFOR que somos nós, podemos dizer que essa
proposta de projeto de intervenção, teve grande eficácia para os alunos da
Educação de Jovens e Adultos.
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