domingo, 6 de outubro de 2013

SEMANA INTEGRADORA




        Universidade de Pernambuco – UPE
                        Campus Mata Norte




DISCIPLINAS/PROFESSORES ENVOLVIDOS:  

CURRÍCULO E CONTEMPORANEIDADE - Fátima França
HISTÓRIA E CULTURA AFRODESCENDENTES - Jair Santana
CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA - Zuleide Elisa Almeida Moreira
ARTE E EDUCAÇÃO - Suelly Gomes
                   

OFICINA:
“BRINQUEDOS, BRINCADEIRAS E SUSTENTABILIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL”

Apresentação

A oficina visa proporcionar o desenvolvimento emocional, físico e mental e estimular a percepção dos/as estudantes, professores/as e professores/as cursistas no combate à discriminação cultural e étnico-racial, repensando a escola como espaço de desenvolvimento da sustentabilidade política, social, cultural e ambiental.
A seguir apresenta-se o uso pedagógico de diferentes brinquedos e brincadeiras que poderão ser trabalhados no Ensino Fundamental.

  1. PASSA BOLA
Com apenas uma garrafa PET, a criança pode brincar com amigos ou até mesmo sozinha. Ninguém pode tocar na bola, que passa de uma criança para outra com a ajuda de um "copinho". 

IDADE - A partir de 6 anos.
O QUE DESENVOLVE - Coordenação visual e motora e noção de distância. 
COMO FAZER - Corte uma garrafa PET ao meio. Você vai utilizar apenas o lado em que fica a tampa, pois é mais fácil para a criança segurar. Pinte a tampinha e a borda do suporte com tinta acrílica ou encape com plástico adesivo colorido. Essa marcação facilita a visualização se a garrafa for transparente. Faça a bola recheando uma meia com jornal. Para fechá-la, fixe a ponta com cola para tecido ou costure. 
COMO BRINCAR - O objetivo é jogar a bola com um suporte sem deixá-la cair no chão. Se a criança for brincar sozinha, segura um suporte em cada mão e joga a bolinha de um lado para o outro. Em grupo, organize os alunos em roda ou em fileiras e dê um "copinho" para cada um. Um deles inicia a brincadeira jogando a bola para um colega, que vai pegá-la com o "copinho" e jogá-la para outro.


  1. VAI E VEM
IDADE - A partir de 6 anos
O QUE DESENVOLVE - Desenvolve a coordenação motora e a capacidade de raciocínio. Estimula a prática de exercícios físicos.
COMO FAZER - Cortar as garrafas ao meio e depois encaixar as partes de cima uma na outra. Passe a fita adesiva para segurar as partes fim de que elas não se soltem durante a brincadeira. Em seguida, passe os barbantes de varal pelo corpo do brinquedo, sem deixar que eles se cruzem. Faça pequenos rolinhos com papelão e junte com a haste de madeira, fixando-as nas extremidades para impedir que as garrafas batam nas mãos de quem estará jogando. Por fim, faça figura coloridas e cole pelo vai e vem.
COMO BRINCAR - Ao iniciar o jogo, um participante aproxima o vai vem de uma das pontas do cordão. Em seguida abre os braços, fazendo com que as garrafas pet deslizem de um lado para o outro.


  1. CHOCALHO E GANZÁ
O QUE DESENVOLVE - Audição e coordenação motora.
 COMO FAZER - Coloque sementes dentro de um pote, ou um cone, montado com garrafas pet, rolinhos de papel ou de madeira.
 COMO BRINCAR - Escolher músicas, cantigas de roda ou ritmos e acompanhar com o som emitido pelos instrumentos.


  1. JOGO: BOLICHE
REGRAS DO JOGO
Divida a classe em duas equipes:
Uma criança de cada vez joga a bola e escolhe UMA garrafa entre aquelas que ela conseguiu derrubar, dentro dela está a pergunta sobre a lição.
Para deixar a brincadeira mais interessante você pode dar um valor para cada garrafa, este valor está escondido dentro dela com a pergunta, assim haverá perguntas que valem mais ou menos pontos.
Se eles acertarem a pergunta ganham os pontos que ela vale.
Se errar a garrafa volta para o lugar.
Ganha a equipe que somar mais pontos.
Se quiser deixar o jogo mais difícil coloque as garrafas mais longe uma das outras, caso a criança não derrube nenhuma garrafa, a vez será de outra equipe.
Para criar esse jogo, bastam algumas garrafas e uma bolinha. Colocar retalhos coloridos de TNT ou tiras de papel crepom.
A bolinha pode ser aquelas de borracha, como as de frescobol. Pode ter certeza, as crianças vão torcer para chegar a hora de recapitular a lição.
Disponível em: <iapri.com.br/resources/ideias-pet-boliche-tiapri.pdf>. Acesso em: 03 de jul. de 2013.


  1. JOGO DE ARGOLAS
COMO FAZER - Encape cada garrafa pet com uma cor (por exemplo: azul, verde, amarela, vermelha e preta) e defina um ponto para cada cor, por exemplo: azul=15, verde=25, amarela=35, vermelha=45 e preta=55. Assim como no jogo de boliche, é necessário definir um espaço para os lançamentos, então trace uma linha de giz no chão e combine que não se pode ultrapassá-la na hora de fazer os lançamentos
REGRA DO JOGO DE ARGOLAS - Cada aluno terá três chances para encaixar cada uma das três as argolas nas garrafas. O objetivo é acertar aquelas que têm maior pontuação. Ao final, some quantos pontos fez e o registre em uma folha avulsa. Compare o resultado com o de seus colegas. Ganha quem fizer mais pontos.

6.    LEITURA DE IMAGEM UTILIZANDO A ABORDAGEM TRIANGULAR DE ANA MÃE BARBOSA

O QUE OPORTUNIZA - O desenvolvimento da capacidade do/a aluno/a em formular hipóteses;
- Despertar a capacidade crítica;
- Contextualizar a leitura com o mundo;
- Articular as leituras de imagens com as demais disciplinas;
- Proporcionar o desenvolvimento cultural do indivíduo;
- Agregar outros saberes;
- Construir novos conhecimentos;
- Desenvolver a individualidade e a coletividade.

Disponível em: < http://arteportudo.blogspot.com.br/2011/07/proposta-triangular-cultura-visual-e.html>. Acesso em: 08 de jul. de 2013.  


7.    ETAPAS DA ABORDAGEM TRIANGULAR

- Leitura: apreciação para emitir julgamento.

- Contextualização: situar a obra (e/ou imagem) na história, mas, sobretudo, na cultura local, buscando  estabelecer relações temporais e espaciais.

- Prática plástica: ou o fazer artístico, que pode ser identificado na própria leitura. Traduz-se em uma nova criação a partir da leitura, contextualização ou discussão desenvolvida pelo leitor.

Obs. As etapas acima apresentadas não dependem de uma organização linear na abordagem.


           7.1. QUADRO DE PIETER  BRUEGEL -  “Jogos Infantis” (1560)



8. HORTA COMO RECURSO PEDAGÓGICO

O QUE DESENVOLVE - Estimula a valorização da terra, a produção agrícola, uma alimentação sadia e atividades interdisciplinares.

JUSTIFICATIVA - O uso de agrotóxicos e defensivos agrícolas têm tornado a alimentação nociva e inadequada a saúde da população e se constituindo como tema de análises, não apenas na comunidade acadêmica, mas na perspectiva de um problema de saúde pública e de agressividade contra a natureza.
Na medida em que procuramos incentivar, desenvolver e esclarecer a comunidade escolar sobre a importância da implantação de uma horta no espaço da escola, garantindo um alimento saudável, livre de agrotóxicos e produzido higienicamente, não só diminuímos os gastos com a merenda escolar, como também orientamos sobre a responsabilidade de protegermos a natureza, ajudando a desenvolver um ambiente ecologicamente sustentável para as futuras gerações.
 Nessa perspectiva as atividades a serem desenvolvidas contribuirão para o desenvolvimento de uma consciência ecológica e qualidade de vida, além de permitir a interatividade da ação educacional, o que proporciona investir numa forma holística de aprendizagem.

COMO FAZER - Corte a garrafa como na figura abaixo. Coloque areia adubada e sementes. Utilizar barbante ou corda.[1]


[1] Cf. Anexo 1 - Sugestões sobre o uso de garrafas pet na horta escolar.


ANEXOS



Anexo 1 - Sugestões sobre o uso de garrafas pet na horta escolar


Disponível em:

<https://www.facebook.com/photo.php?fbid=312837458846546&set=a.233083300155296.59524.233078346822458&type=1&theater>. Acesso em: 03 de jul. de 2013.








                   





                          












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