Universidade
de Pernambuco – UPE
Campus Mata Norte
DISCIPLINAS/PROFESSORES
ENVOLVIDOS:
CURRÍCULO E CONTEMPORANEIDADE - Fátima França
HISTÓRIA E CULTURA AFRODESCENDENTES - Jair Santana
CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA - Zuleide Elisa Almeida Moreira
ARTE
E EDUCAÇÃO - Suelly Gomes
OFICINA:
“BRINQUEDOS, BRINCADEIRAS E
SUSTENTABILIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL”
Apresentação
A oficina visa
proporcionar o desenvolvimento emocional, físico e mental e estimular a
percepção dos/as estudantes, professores/as e professores/as cursistas no combate à
discriminação cultural e étnico-racial, repensando a
escola como espaço de desenvolvimento da sustentabilidade política, social,
cultural e ambiental.
A seguir apresenta-se o uso pedagógico de diferentes brinquedos e
brincadeiras que poderão ser trabalhados no Ensino Fundamental.
- PASSA
BOLA
Com
apenas uma garrafa PET, a criança pode brincar com amigos ou até mesmo sozinha.
Ninguém pode tocar na bola, que passa de uma criança para outra com a ajuda de
um "copinho".
IDADE
- A partir de 6 anos.
O QUE DESENVOLVE - Coordenação visual e motora e noção de
distância.
COMO FAZER - Corte uma garrafa PET ao meio. Você vai utilizar apenas o lado em que fica a tampa, pois é mais fácil para a criança segurar. Pinte a tampinha e a borda do suporte com tinta acrílica ou encape com plástico adesivo colorido. Essa marcação facilita a visualização se a garrafa for transparente. Faça a bola recheando uma meia com jornal. Para fechá-la, fixe a ponta com cola para tecido ou costure.
COMO FAZER - Corte uma garrafa PET ao meio. Você vai utilizar apenas o lado em que fica a tampa, pois é mais fácil para a criança segurar. Pinte a tampinha e a borda do suporte com tinta acrílica ou encape com plástico adesivo colorido. Essa marcação facilita a visualização se a garrafa for transparente. Faça a bola recheando uma meia com jornal. Para fechá-la, fixe a ponta com cola para tecido ou costure.
COMO BRINCAR - O objetivo é jogar a bola com um suporte sem deixá-la cair
no chão. Se a criança for brincar sozinha, segura um suporte em cada mão e joga
a bolinha de um lado para o outro. Em grupo, organize os alunos em roda ou em
fileiras e dê um "copinho" para cada um. Um deles inicia a
brincadeira jogando a bola para um colega, que vai pegá-la com o "copinho"
e jogá-la para outro.
- VAI E VEM
IDADE - A partir de 6 anos
O
QUE DESENVOLVE - Desenvolve a coordenação motora e a capacidade de raciocínio. Estimula a
prática de exercícios físicos.
COMO
FAZER - Cortar
as garrafas ao meio e depois encaixar as partes de cima uma na outra. Passe a
fita adesiva para segurar as partes fim de que elas não se soltem durante a
brincadeira. Em seguida, passe os barbantes de varal pelo corpo do brinquedo,
sem deixar que eles se cruzem. Faça pequenos rolinhos com papelão e junte com a
haste de madeira, fixando-as nas extremidades para impedir que as garrafas
batam nas mãos de quem estará jogando. Por fim, faça figura coloridas e cole
pelo vai e vem.
COMO
BRINCAR - Ao iniciar o jogo, um
participante aproxima o vai vem de uma das pontas do cordão. Em seguida abre os
braços, fazendo com que as garrafas pet deslizem de um lado para o outro.
- CHOCALHO E GANZÁ
O
QUE DESENVOLVE - Audição e
coordenação motora.
COMO
FAZER - Coloque sementes dentro de um pote, ou um cone,
montado com garrafas pet, rolinhos de papel ou de madeira.
COMO BRINCAR - Escolher
músicas, cantigas de roda ou ritmos e acompanhar com o som emitido pelos
instrumentos.
- JOGO: BOLICHE
REGRAS DO
JOGO
Divida a classe em duas equipes:
Uma criança de cada vez joga a bola e escolhe UMA garrafa
entre aquelas que ela conseguiu derrubar, dentro dela está a pergunta sobre a
lição.
Para deixar a brincadeira mais interessante você pode dar um
valor para cada garrafa, este valor está escondido dentro dela com a pergunta,
assim haverá perguntas que valem mais ou menos pontos.
Se eles acertarem a pergunta ganham os pontos que ela vale.
Se errar a garrafa volta para o lugar.
Ganha a equipe que somar mais pontos.
Se quiser deixar o jogo mais difícil coloque as garrafas mais
longe uma das outras, caso a criança não derrube nenhuma garrafa, a vez será de
outra equipe.
Para criar esse jogo, bastam algumas garrafas e uma bolinha.
Colocar retalhos coloridos de TNT ou tiras de papel crepom.
A bolinha pode ser aquelas de borracha, como as de frescobol.
Pode ter certeza, as crianças vão torcer para chegar a hora de recapitular a
lição.
Disponível
em:
<iapri.com.br/resources/ideias-pet-boliche-tiapri.pdf>. Acesso em: 03 de
jul. de 2013.
- JOGO
DE ARGOLAS
COMO
FAZER - Encape
cada garrafa pet com uma cor (por exemplo: azul, verde, amarela, vermelha e
preta) e defina um ponto para cada cor, por exemplo: azul=15, verde=25,
amarela=35, vermelha=45 e preta=55. Assim como no jogo de boliche, é
necessário definir um espaço para os lançamentos, então trace uma linha de giz
no chão e combine que não se pode ultrapassá-la na hora de fazer os lançamentos
REGRA
DO JOGO DE ARGOLAS - Cada aluno terá três chances para
encaixar cada uma das três as argolas nas garrafas. O objetivo é acertar
aquelas que têm maior pontuação. Ao final, some quantos pontos fez e o registre
em uma folha avulsa. Compare o resultado com o de seus colegas. Ganha quem
fizer mais pontos.
6.
LEITURA DE IMAGEM
UTILIZANDO A ABORDAGEM TRIANGULAR DE ANA MÃE BARBOSA
O QUE OPORTUNIZA - O desenvolvimento
da capacidade do/a aluno/a em formular hipóteses;
-
Despertar a capacidade crítica;
-
Contextualizar a leitura com o mundo;
-
Articular as leituras de imagens com as demais disciplinas;
-
Proporcionar o desenvolvimento cultural do indivíduo;
-
Agregar outros saberes;
-
Construir novos conhecimentos;
-
Desenvolver a individualidade e a coletividade.
Disponível
em: <
http://arteportudo.blogspot.com.br/2011/07/proposta-triangular-cultura-visual-e.html>.
Acesso em: 08 de jul. de 2013.
7.
ETAPAS DA ABORDAGEM
TRIANGULAR
- Leitura:
apreciação para emitir julgamento.
- Contextualização:
situar a obra (e/ou imagem) na história, mas, sobretudo, na cultura local,
buscando estabelecer relações temporais
e espaciais.
- Prática
plástica: ou o fazer artístico, que pode ser identificado na própria
leitura. Traduz-se em uma nova criação a partir da leitura, contextualização ou
discussão desenvolvida pelo leitor.
Obs. As etapas acima apresentadas não dependem de uma
organização linear na abordagem.
7.1. QUADRO DE PIETER BRUEGEL - “Jogos Infantis” (1560)
8. HORTA
COMO RECURSO PEDAGÓGICO
O QUE
DESENVOLVE - Estimula a valorização da terra, a
produção agrícola, uma alimentação sadia e atividades interdisciplinares.
JUSTIFICATIVA - O uso
de agrotóxicos e defensivos agrícolas têm tornado a alimentação nociva e inadequada
a saúde da população e se constituindo como tema de análises, não apenas na
comunidade acadêmica, mas na perspectiva de um problema de saúde pública e de
agressividade contra a natureza.
Na medida em que procuramos
incentivar, desenvolver e esclarecer a comunidade escolar sobre a importância
da implantação de uma horta no espaço da escola, garantindo um alimento
saudável, livre de agrotóxicos e produzido higienicamente, não só diminuímos os
gastos com a merenda escolar, como também orientamos sobre a responsabilidade
de protegermos a natureza, ajudando a desenvolver um ambiente ecologicamente
sustentável para as futuras gerações.
Nessa perspectiva as atividades a
serem desenvolvidas contribuirão para o desenvolvimento de uma consciência
ecológica e qualidade de vida, além de permitir a interatividade da ação
educacional, o que proporciona investir numa forma holística de aprendizagem.
COMO
FAZER - Corte a garrafa como na figura abaixo. Coloque areia adubada
e sementes. Utilizar barbante ou corda.[1]
ANEXOS
Anexo 1 - Sugestões sobre o uso de garrafas pet na horta escolar
Disponível
em:
<https://www.facebook.com/photo.php?fbid=312837458846546&set=a.233083300155296.59524.233078346822458&type=1&theater>. Acesso em: 03
de jul. de 2013.
<https://www.facebook.com/photo.phpfbid=233086223488337&set=a.233083300155296.59524.233078346822458&type=1&theater>.
Acesso
em: 03 de jul. de 2013.
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