A
Multimodalidade e a produção de sentidos serão objeto de estudo para análise de
fatores que poderão ajudar no contexto do ensino-aprendizagem da criança,
contribuindo para o desenvolvimento infantil e seu crescimento intelectual.
Esse estudo torna-se relevante no sentido de que os recursos multimodais são
propiciadores da produção de sentidos. Desse modo, este trabalho propõe
discutir a importância da multimodalidade na produção de sentidos em narrativas
orais infantis. Acreditamos que a contação de histórias na escola amplia e
oferece pistas e novas estratégias para o desenvolvimento infantil
contribuindo, assim, para o processo de ensino-aprendizagem.
Essa discussão
será fundamentada em: Marcuschi (2003); Bazerman (2007); Cavalcante (2009);
Abramovich (2000); Bettelheim (1979). Sabemos que o primeiro contato da criança
com o texto é: o oral, o ouvir, o sentir, o enxergar com os olhos do
imaginário, cabe a nós educadores aguçar a produção de sentidos, nas análises
multimodais e no processo de letramento. (Buscaremos na escola, e na educação,
as possibilidades das produções de sentidos como análise da importância deste
desenvolvimento para educação infantil).
Acreditando que, ser contador é sonhar
acordado, é viajar pelo mundo do encantamento, é levar seus ouvintes ao mundo
irreal, ao mundo do imaginário na construção de conhecimento a partir da
multimodalidade.
Palavras chaves:
multimodalidade. Produção de sentidos.
Contação de histórias. Narrativas orais.
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