domingo, 6 de outubro de 2013

SEMANA INTEGRADORA


SEMANA DE ATIVIDADES INTEGRADORAS

AULA PRÁTICA EXCURSÃO INTERDISCIPLINAR
VISITA AO ESPAÇO CIÊNCIA-PE- RECIFE





TEMA: CRIANÇAS SÃO CIENTISTA
              10/07/2013 – TURMA “E” PARFOR


1.    INTRODUÇÃO: O Espaço Ciência
Ocupando uma área de 120 mil m² entre as cidades de Recife e Olinda, o Espaço Ciência combina exposições montadas em ambientes fechados ao lado de centenas de experimentos interativos a céu aberto. Além de exposições de alta qualidade museográfica, possui Planetário, Auditório, Anfiteatro, seis Laboratórios didáticos de ciências e informática e conta com um Manguezal de rara beleza e interesse científico, um ambiente para contemplação, estudos e aprendizagens. Também possui um Observatório Astronômico localizado no Alto da Sé, em Olinda, que recebe mais 50 mil visitantes por ano. Numa concepção de educação que vai além dos limites da sua sede, o Espaço Ciência desenvolve os programas itinerantes Ciência Móvel e Caravana Notáveis Cientistas Pernambucanos, que promovem oficinas, exposições e apresentaçõesem vários municípios de Pernambuco e de estados vizinhos. Através do programa Ciência por toda parte, o Espaço Ciência vem montando museus de ciência em diversos municípios. Já funcionam os Museus em São José do Egito, Salgueiro, Goiana, Flores, João Alfredo, Surubim e Itaíba. Popularizar a ciência e apoiar o ensino são os objetivos centrais do Espaço Ciência. Além de ser um local onde as pessoas podem explorar diversos aspectos da ciência, tem uma forte atuação social. São marcantes os programas sociais: CLICidadão (curso de informática e cidadania para comunidades), Projeto Gepetto (fabricação de jogos e brinquedos educativos com jovens de comunidades) e Jardim da Ciência (curso de jardinagem voltado para a formaçãode jovens de baixa renda). – FONTE: informação itehttp://www.espacociencia.pe.gov.br/


2- Justificativa
As atividades interdisciplinares já estão bem solidificadas nas ações de planejamentos pedagógicos, bem como as aulas práticas de campo, em que os discentes têm a oportunidade de vivenciar os conteúdos estudados em sala de aula e através de fontes bibliográficas. Os alunos do PARFOR, de modo especial, são bastante carentes de oportunidades de aprofundamentos em ambientes alternativos de aprendizagem, assim justificamos este empreendimento.


3- Objetivos
Oportunizar aos alunos uma experiência pedagógica de aprendizado em ambientes alternativos de exercício do saber prático e contextualizado.

4- Metodologia

LOCAL: Espaço Ciência – Museu de Ciência vinculado à Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia

DATA E HORÁRIO: 10 DE JULHO DE 2013
                                  INÍCIO: 10 HORAS
                                  TÉRMINO: 15 HORAS

TURMA “E” PARFOR (27 ALUNOS)


DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:

Conteúdo e Metodologia do Ensino de Ciências Naturais - Prof. Myrian Santana.
Estágio Supervisionado I - Prof. Rosa Costa.


A excursão sairá da UPE – Nazaré da Mata às 8 horas do dia 10 de julho, em ônibus apropriado para viagens, retornando às 15 horas do Recife, com Chegada em Nazaré prevista para às 17 hs.
A visitação ao Espaço Ciência será acompanhada pelas professoras Myrian Santana, Rosa Costae monitores locais. Serão visitados ambientes abertos que contam a história do planeta Terra e da espécie humana, além de outros experimentos interativos nas diversas áreas do conhecimento. Obterão conhecimentos teóricos acompanhados da prática nas ciências físicas, químicas e biológicas, em diversos ambientes de laboratórios e exposições. Além de exposições de alta qualidade museográfica, visitarão o Planetário e um Manguezal de rara beleza e interesse científico.Na disciplina Estágio Supervisionado I, será feita uma observação de toda estrutura, com foco na gestão e supervisão do espaço como prática pedagógica das teorias trabalhadas em sala de aula.


ANEXO: EXCURSÕES ANTERIORES

    VISITA À ESTUFA DE PLANTAS MEDICINAIS  

  VISITA AO ESPAÇO MATEMÁTICA AO AR LIVRE

  VISITA AO PLANETÁRIO

  VISITA ÁREA TECNOLOGIA

     VISITA ÁREA ENERGIA

                                                      VISITA AOS LABORATÓRIOS


Bibliografia de apoio:
BIZZO, Nélio. Ciências: fácil ou difícil. 2.ed. SãoPaulo: Ática, 2002.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria deEducação Fundamental. Parâmetros curriculares
nacionais: ciências naturais Brasília, DF: Ministérioda Educação, 2000.
DELIZOICOV, Demétrio. Metodologia do ensino deciências. São Paulo, SP: Cortez, 2000.
CANIATO, Rodolpho. Com ciência na educação: ideia e prática de uma alternativa brasileira para oensino da ciência. Campinas, SP: Papirus, 1987.


ORIENTAÇÕES DE OBSERVAÇÃO E ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO

1-    IDENTIFICAÇÃO DO LOCAL.
2-    IDENTIFICAÇÃO DOS AUTORES, CURSO, INSTITUIÇÃO, DISCIPLINAS E PROFESSORES RESPONSÁVEIS PELAS MESMAS.
3-    LOCAIS OBSERVADOS – DESCRIÇÃO, OBJETIVOS, IMPORTÂNCIA, METODOLOGIA, APRECIAÇÃO DO GRUPO.
4-    CONCLUSÕES – APLICAÇÕES ÀS DISCIPLINAS, ÀS PRÁTICAS DE SALA DE AULA E À FORMAÇÃO DO PROFESSOR-ALUNO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário