SEMANA
DE ATIVIDADES INTEGRADORAS
AULA PRÁTICA EXCURSÃO INTERDISCIPLINAR
TEMA: CRIANÇAS SÃO CIENTISTA
10/07/2013 – TURMA “E” PARFOR
1. INTRODUÇÃO: O Espaço Ciência
Ocupando
uma área de 120 mil m² entre as cidades de Recife e Olinda, o Espaço Ciência
combina exposições montadas em ambientes fechados ao lado de centenas de
experimentos interativos a céu aberto. Além de exposições de alta qualidade
museográfica, possui Planetário, Auditório, Anfiteatro, seis Laboratórios
didáticos de ciências e informática e conta com um Manguezal de rara beleza e
interesse científico, um ambiente para contemplação, estudos e aprendizagens.
Também possui um Observatório Astronômico localizado no Alto da Sé, em Olinda,
que recebe mais 50 mil visitantes por ano. Numa concepção de educação que vai
além dos limites da sua sede, o Espaço Ciência desenvolve os programas
itinerantes Ciência Móvel e Caravana Notáveis Cientistas Pernambucanos, que
promovem oficinas, exposições e apresentaçõesem vários municípios de Pernambuco
e de estados vizinhos. Através do programa Ciência por toda parte, o Espaço
Ciência vem montando museus de ciência em diversos municípios. Já funcionam os
Museus em São José do Egito, Salgueiro, Goiana, Flores, João Alfredo, Surubim e
Itaíba. Popularizar a ciência e apoiar o ensino são os objetivos centrais do
Espaço Ciência. Além de ser um local onde as pessoas podem explorar diversos
aspectos da ciência, tem uma forte atuação social. São marcantes os programas
sociais: CLICidadão (curso de informática e cidadania para comunidades),
Projeto Gepetto (fabricação de jogos e brinquedos educativos com jovens de
comunidades) e Jardim da Ciência (curso de jardinagem voltado para a formaçãode
jovens de baixa renda). – FONTE: informação
itehttp://www.espacociencia.pe.gov.br/
2- Justificativa
As
atividades interdisciplinares já estão bem solidificadas nas ações de
planejamentos pedagógicos, bem como as aulas práticas de campo, em que os discentes
têm a oportunidade de vivenciar os conteúdos estudados em sala de aula e
através de fontes bibliográficas. Os alunos do PARFOR, de modo especial, são
bastante carentes de oportunidades de aprofundamentos em ambientes alternativos
de aprendizagem, assim justificamos este empreendimento.
3- Objetivos
Oportunizar
aos alunos uma experiência pedagógica de aprendizado em ambientes alternativos
de exercício do saber prático e contextualizado.
4- Metodologia
LOCAL:
Espaço Ciência – Museu de Ciência vinculado à Secretaria Estadual de Ciência e
Tecnologia
DATA E HORÁRIO: 10 DE JULHO DE 2013
INÍCIO:
10 HORAS
TÉRMINO:
15 HORAS
TURMA “E” PARFOR (27 ALUNOS)
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
Conteúdo e
Metodologia do Ensino de Ciências Naturais - Prof. Myrian Santana.
Estágio
Supervisionado I - Prof. Rosa Costa.
A excursão sairá da UPE –
Nazaré da Mata às 8 horas do dia 10 de julho, em ônibus apropriado para
viagens, retornando às 15 horas do Recife, com Chegada em Nazaré prevista para
às 17 hs.
A
visitação ao Espaço Ciência será acompanhada pelas professoras Myrian Santana,
Rosa Costae monitores locais. Serão visitados ambientes abertos que contam a
história do planeta Terra e da espécie humana, além de outros experimentos
interativos nas diversas áreas do conhecimento. Obterão conhecimentos teóricos
acompanhados da prática nas ciências físicas, químicas e biológicas, em
diversos ambientes de laboratórios e exposições. Além de exposições de alta
qualidade museográfica, visitarão o Planetário e um Manguezal de rara beleza e
interesse científico.Na disciplina Estágio Supervisionado I, será feita uma
observação de toda estrutura, com foco na gestão e supervisão do espaço como
prática pedagógica das teorias trabalhadas em sala de aula.
ANEXO: EXCURSÕES ANTERIORES
VISITA À ESTUFA DE PLANTAS MEDICINAIS
VISITA AO ESPAÇO MATEMÁTICA AO AR LIVRE
VISITA AO PLANETÁRIO
VISITA ÁREA TECNOLOGIA
VISITA ÁREA ENERGIA
VISITA
AOS LABORATÓRIOS
Bibliografia de apoio:
BIZZO, Nélio. Ciências:
fácil ou difícil. 2.ed. SãoPaulo: Ática, 2002.
BRASIL, Ministério da
Educação. Secretaria deEducação Fundamental. Parâmetros curriculares
nacionais: ciências naturais
Brasília, DF: Ministérioda Educação, 2000.
DELIZOICOV, Demétrio.
Metodologia do ensino deciências. São Paulo, SP: Cortez, 2000.
CANIATO, Rodolpho. Com
ciência na educação: ideia e prática de uma alternativa brasileira para oensino
da ciência. Campinas, SP: Papirus, 1987.
ORIENTAÇÕES DE OBSERVAÇÃO E ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO
1- IDENTIFICAÇÃO DO LOCAL.
2- IDENTIFICAÇÃO DOS AUTORES, CURSO, INSTITUIÇÃO,
DISCIPLINAS E PROFESSORES RESPONSÁVEIS PELAS MESMAS.
3- LOCAIS OBSERVADOS – DESCRIÇÃO, OBJETIVOS, IMPORTÂNCIA,
METODOLOGIA, APRECIAÇÃO DO GRUPO.
4- CONCLUSÕES – APLICAÇÕES ÀS DISCIPLINAS, ÀS PRÁTICAS DE
SALA DE AULA E À FORMAÇÃO DO PROFESSOR-ALUNO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário