Universidade de Pernambuco – UPE
Campus Mata Norte
PLANEJAMENTO: EXCURSÃO DIDÁTICA
PEDAGOGIA - PARFOR
DISCIPLINAS: EDUCAÇÃO E
MOVIMENTOS SOCIAIS
HISTÓRIA E CULTURA
AFRODESCENDENTES
CONTEÚDO E METODOLOGIA
DO ENSINO DE HISTÓRIA
DATA: 10/06/2013.
LOCAL: ESCOLA GOMES DE ARAÚJO –
COMUNIDADE QUILOMBOLA DE TRIGUEIROS, MUNICÍPIO DE VICÊNCIA /PE
ENVOLVIDOS: ALUNOS DAS TURMAS
C, D e G; PROFESSORES/AS; COORDENAÇÃO
DOCENTES: Msc. Jair Gomes de
Santana
Msc. Maria de Fátima
Souza de França Cabral
Mestranda. Zuleide Elisa
Almeida Moreira
Esp. Suelly Teixeira
Saída: Nazaré da Mata às
08h30min h. Chegada à
Nazaré da Mata: 16h00min
II Objetivos:
- Observar a organização de
espaços em que atores históricos se mobilizam enquanto agentes que pressionam
mudanças sociais.
- Problematizar as ações sociais,
educativas e históricas na instituição visitada.
- Realizar
uma oficina, na escola visitada, sobre o uso pedagógico de brinquedos, além de
trabalhar o caráter lúdico de jogos e brincadeiras, ontem e hoje.
- Repensar a escola como espaço
de desenvolvimento da sustentabilidade política, social, cultural e ambiental.
II Metodologia:
- Percepção de atores
históricos que se mobilizam na Associação Quilombola de Trigueiros.
-
Aplicação de questionários.
- Assegurar às crianças da
Escola Municipal Quilombola Gomes de Araújo o direito a participarem de
atividades lúdicas e educativas, através de Doação de brinquedos.
- Oficina sobre o uso pedagógico de
brinquedos utilizando materiais reciclados, tais como: garrafas pets, latas de
leite e diversas embalagens na confecção brinquedos populares.
- Leitura do quadro “As brincadeiras Infantis” (1560), de Pieter Bruegel, utilizando a abordagem
triangular de Ana Mae Barbosa.
- Uso de sementes
para a criação de uma horta na Escola.
III Avaliação:
Interação/participação
qualitativa e quantitativa nas atividades propostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário