SEMANA UNIVERSITÁRIA
Realização: 2 - 5 de outubro de 2013
ANAIS
BRINQUEDOS, BRINCADEIRAS E SUSTENTABILIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL
PARFOR - PEDAGOGIA1
Maria de Fátima Souza de França CABRAL2
Zuleide Elisa Almeida MOREIRA3
Jair Gomes de SANTANA4
Suelly Gomes TEIXEIRA5
[1] Turmas D, E e
G.
E-mail: pedagogiaupeturma.d@gmail.com;
pedagogiaupeturma.e@gmail.com. pedagogiaupeturma.g@gmail.com
2 Profª do
PARFOR-PEDAGOGIA. Universidade de Pernambuco – Campus Mata Norte. Doutoranda em
Ciências da Educação na Universidade da Madeira- UMa/Portugal.
E-mail:
mfranca5ster@gmail,com
3 Profª Ms. do
PARFOR-PEDAGOGIA. Universidade de Pernambuco – Campus Mata Norte.
E-mail:
ppclze@terra.com.br
4 Profº Ms. do
PARFOR-PEDAGOGIA. Universidade de Pernambuco – Campus Mata Norte.
E-mail:
jairsantana@live.com
5 Profª Ms. do
PARFOR-PEDAGOGIA. Universidade de Pernambuco – Campus Mata Norte.
Email: sulagt06@gmail.com
A questão central que rege essa
oficina são as
situações de discriminação com as quais se defronta a comunidade acadêmica, em
diferentes contextos, e que se relacionam com os valores e as concepções de
desigualdade e diversidade. Visa estimular a
percepção dos participantes no combate à discriminação cultural e
étnico-racial, possibilitando repensar a escola como
espaço de desenvolvimento da sustentabilidade política, social, cultural e
ambiental. Insere-se no âmbito do Projeto Interdisciplinar “Educação, inclusão étnico-cultural, arte, meio ambiente e educação
ambiental na Zona da Mata Norte: limites e possibilidade”. Suscitando,
ainda, ações de proatividade do PARFOR-PEDAGOGIA, da
Universidade de Pernambuco - Campus
Mata Norte. Nessa perspectiva, foram realizadas, pelos/as professores/as
cursistas do PARFOR-PEDAGOGIA, no primeiro semestre do corrente ano, atividades
de extensão na Escola Alfredo Gomes de Araújo, localizada na comunidade
quilombola de Trigueiros, município de Vicência/PE, que se constituíram na
confecção de brinquedos, utilizando material reciclado, estudo sobre o uso
pedagógico dos mesmos, valorização de brincadeiras afro-descendentes e
indígena, montagem de mini documentários, leitura de imagem sobre brincadeiras
ontem/ hoje.
Palavras-chave. Discriminação cultural e
étnico-racial. Arte como prática pedagógica. Educação Ambiental e sustentabilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário